JOGOS NA ESCOLA


A matemática, em nosso período, tem se mostrado uma das disciplinas mais difíceis de ser assimilada em nossas escolas, com isso surge um desafio: Como tornar a matemática mais didática e atraente? Hoje, sem dúvidas, podemos dizer: a criança que não gosta de algum tipo de jogo, que atire a primeira pedra. O jogo é um forte aliado ao aprendizado da disciplina, foi pensando nisto que foi desenvolvido Jogos matemáticos, semelhantes ao tão consagrado quadrado mágico e triângulo mágico, tão comum em nossos livros didáticos. Com o fascínio que o jogo exerce sobre as crianças, vamos adicionar a tudo isso jogos que trabalham diretamente as quatros operações fundamentais da matemática: soma, subtração, multiplicação e divisão, o que aumentará ainda mais o desejo pelas crianças de conhecer e aprender matemática.

Quase a totalidade dos que afirmam não gostar de matemática demonstram bastante dificuldades nas operações básicas, devido a isso não conseguem desenvolver satisfatoriamente o raciocínio lógico-matemático sobre os demais conteúdos. Percebemos facilmente que qualquer assunto matemático retorna as quartos operações fundamentais, como por exemplo equações, proporções, regra de três, logaritmo, funções, etc. Todos estes convergirão as somas, subtrações, multiplicações e divisões. Se a criança, nas séries iniciais, conseguir desenvolver, com excelente desempenho, as quartos operações, com toda certeza ela participará do grupo daquelas que dizem que matemática é a disciplina mais fácil de todas.

Em sala, este material se mostra um forte aliado para diversificar as aulas, sair da monotonia do quadro e caderno, possibilitando aos discentes trabalhar a matemática de forma prática e lúdica, proporcionando prazer e desejo pelos números. Devido a grande quantidade de jogos é possível montar um mini-laboratório de matemática, atualmente temos mais de 1.200 jogos os quais serão mensalmente disponibilizado no site. O objetivo principal é torna a matemática a disciplina mais fácil e desejada da garotada.


Breve Histórico dos Jogos Matemáticos

Jogos remontam a antiguidade, bem antes de Cristo, surgem devido à necessidade humana de simular desafios. Existem vários registros antigos sobre jogos em todo o planeta. Não é possível determinar o primeiro jogo criado pelo homem, mas é certo que faz muito tempo que isso aconteceu. Com o passar dos anos, a complexidade dos jogos, assim como a da própria ciência matemática, foi aumentando. Dentre todos os tipos de jogos antigos, o de tabuleiro se destaca, sendo ainda muito popular, como o xadrez, dama, gamão. Os jogadores que mais se destacaram na antiguidade foram Joana D’Arc, Rei Arthur, Teseu, Lelei e um em especial, Galileu Galilei, o pai da física. Este último inventou um jogo planetário, em que o sol estava no centro do universo e a Terra junto aos outros planetas giravam ao redor da estrela Sol.

Os jogos de estratégias, dentre os jogos antigos, também muito consagrados, originaram-se nas grandes batalhasantigas. Dentre os jogos antigos, podemos citar ainda jogos de cartas, raciocínio lógico e algébricos. Diante da necessidade de contar, o homem criou formas e instrumentos para aprimorar seu conhecimento matemático. Inicialmente, o homem utiliza a pedra e riscos em ossos. Como isso não foi suficiente para atender suas necessidades, foi preciso criar um sistema numérico eficiente. Surge, assim, a representação de quantidades através de pedrascoloridas, em que cada cor representa ao homem uma quantidade arbitrariamente definida por ele.

Com o surgimento da escrita, surgem também as primeiras maneiras de representar os números nela. Além de tentarrepresentar a fala, o homem tenta representar os seus conhecimentos matemáticos, vão surgindo, assim, os primeirosalgarismos e símbolos matemáticos. Um dos primeiros sistemas numéricos foi o egípcio. Este sistema era baseado emrepresentar as quantidades através de figuras conhecidas no cotidiano das pessoas, por meio de figuras querepresentavam seus instrumentos de trabalho. Existiram também outros sistemas de povos antigos, como por exemplo:o dos sumérios, o dos maias, e o dos romanos.

Mais recentemente, por volta dos anos 1300 D.C., surgiu na Índia o sistema de numeração hindu-arábico, que viria a sero nosso. O seu nome se deve ao fato de ter sido criado pelos hindus e propagado pelos árabes, que devido às viagenscomerciais, disseminaram o sistema ao redor do mundo. Este sistema de numeração é de base decimal. Com ele, foipossível realizar cálculos complexos através de somas simples, que é a base de todas as outras operações matemáticas.Antes desse sistema, o ábaco era o principal instrumento utilizado para efetuar os cálculos. Ele é uma calculadoramanual, inventada pelos chineses e muito utilizada durante a antiguidade. Usava-se o ábaco e os resultados eramregistrados no sistema numérico vigente.

Com o aumento da complexidade da matemática, foram surgindo jogos somáticos, dentre eles, os mais famosos são oquadrado mágico e o triângulo mágico. O triângulo pede que o jogador use números de 1 a 6, distribuídos de forma quea soma de seus lados seja sempre igual a 9, 10, 11 ou 12. Os lados só podem ter três algarismos, que não podem serepetir. Já o quadrado, possui nove espaços em que os números de 1 a 9 devem ser organizados de maneira que a somade cada linha, coluna e diagonal seja sempre 15.